A cultura de sustentabilidade da empresa aliada à pressão crescente do mercado por soluções ambientalmente compatíveis e por preços mais competitivos, levou a Siemens Healthineers a criar uma área de negócio - Refurbished Systems – que gere o portefólio dos produtos ecoline.
Esta unidade da Siemens Healthineers sustenta, há mais de 15 anos, um negócio com um crescimento anual de mais de 10%, assente na extensão do ciclo de vida do produto, nomeadamente na compra e venda de equipamentos médicos de diagnóstico por imagem usados.
Ao substituir um equipamento de um cliente em qualquer parte do mundo, a Siemens Healthineers verifica se o equipamento antigo é elegível para se tornar um produto ecoline, de acordo com a sua idade de utilização, estado, histórico de reparações e atualizações e nível tecnológico. Caso o equipamento seja selecionado para integrar o processo de refurbishment, o mesmo é cuidadosamente desinstalado e transferido para uma das fábricas da unidade de negócio onde é submetido a um rigoroso processo de desinfeção, limpeza, verificação e substituição de peças danificadas, bem como a testes de qualidade com padrões idênticos aos utilizados para equipamentos novos.
Posteriormente os equipamentos são instalados e monitorizados no seu período de garantia. Assim, através de um processo com 5 passos - Seleção, Desinstalação, Recondicionamento, Instalação e Garantia – a Siemens Healthineers disponibiliza aos seus clientes produtos de qualidade, a preços mais competitivos e que diminuem a pegada ecológica da empresa.
Esta unidade de negócio já instalou mais de 7500 equipamentos ecoline em todo o mundo, o que permitiu poupar cerca de 20000 toneladas de CO2. Por outro lado, a Siemens Healthineers, em colaboração com a WWF Indonésia, implementou um programa de plantação de árvores por cada equipamento instalado. Os resultados deste programa já permitiram aumentar cerca de 64 hectares da floresta Indonésia.