TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

PLANO DE AÇÃO PARA A ECONOMIA CIRCULAR

O Plano de Ação para a Economia Circular, aprovado em Conselho de Ministros, foi publicado a 11 de dezembro em Diário da República. 

ENGLISH VERSION: available here

 

O Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal foi apresentado em Conselho de Ministros no dia 8 de junho, tendo estado em consulta pública no portal Participa entre os dias 9 de junho e 2 de outubro de 2017.

 

A economia circular, preconizada no Programa do XXI Governo Constitucional, é um conceito estratégico que assenta na prevenção, redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Substituindo o conceito de «fim-de-vida» da economia linear por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado, a economia circular é vista como um elemento-chave para promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento no consumo de recursos, relação tradicionalmente vista como inexorável.

 

Inspirando-se nos mecanismos dos ecossistemas naturais, a economia circular i) promove uma reorganização do modelo económico, através da coordenação dos sistemas de produção e consumo em circuitos fechados; ii) caracteriza-se como um processo dinâmico que exige compatibilidade técnica e económica (capacidades e atividades produtivas) mas que também requer enquadramento social e institucional (incentivos e valores); iii) ultrapassa o âmbito e foco estrito das ações de gestão de resíduos, como a reciclagem, visando uma ação mais ampla, desde o redesenho de processos, produtos e novos modelos de negócio até à otimização da utilização de recursos - «circulando» o mais eficientemente possível produtos, componentes e materiais nos ciclos técnicos e/ou biológicos.

 

Procura-se, assim, o desenvolvimento de novos produtos e serviços economicamente viáveis e ecologicamente eficientes, radicados em ciclos idealmente perpétuos de reconversão a montante e a jusante. Os resultados são a minimização da extração de recursos, maximização da reutilização, aumento da eficiência e desenvolvimento de novos modelos de negócios.

 

Para aceder à versão Resolução do Conselho de Ministros: aqui

 

Para aceder ao relatório de consulta pública: aqui

 
NOTA ADICIONAL: Infelizmente, devido a problemas técnicos relacionados com o portal PARTICIPA, alguns dos pareceres submetidos não puderam ser analisados pela equipa que elaborou o PAEC.
Pelo facto, apresentamos as nossas desculpas sendo que, nos casos em que for possível recuperar os pareceres enviados, os mesmos serão transmitidos ao Grupo de Coordenação do PAEC para análise e integração de contributos na execução das orientações.