VOLTAR

Wisecrop

O sistema operativo da Agricultura

O WiseCrop ajuda os agricultores a serem mais competitivos e a aumentar a sua produtividade, ao mesmo tempo que contribui para a sustentabilidade ambiental. A solução apresenta uma abordagem disruptiva ao processo de gestão das explorações agrícolas, otimizando amplamente o tempo gasto, bem como a segurança e conforto no momento da tomada de decisão.

 

A ideia para a WiseCrop surgiu ainda enquanto estudantes na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 2013, depois de um primeiro contacto com “uma tecnologia de transmissão de dados sem fios inovadora” a partir da qual foi desenvolvido “um sistema que conseguia adquirir dados da exploração [agrícola] em tempo real e conseguia também controlar equipamentos”.

 

A agricultura de precisão permite utilizar os recursos como a água e fertilizantes de modo mais eficiente, reduzindo impactos quer ambientais, quer financeiros. E o modelo de negócio é também alinhado com os principios de economia circular, uma vez que é dada a opção de o mesmo ser subscrito como um serviço pelo produtor, pagando por isso um valor mensal - sem nunca precisar de ser "dono" do equipamento (embora também exista essa opção...)

 

Fontes: