VOLTAR

Vale da Rosa / Vale Bom

Regenerar recursos

Henrique Silvestre Ferreira(28) é o mentor do projeto da Herdade do Vale Bom. Ganhou o prémio de projeto mais inovador na Europa (setor agricola) em 2016 pelo seu projeto ligado à produção de uva sem grainha, que aliás, está ligada ao seu historial familiar de produção de uva na Herdade do Vale da Rosa.

 

A Herdade do Vale Bom são 100 hectares de terra, oferecidos pelo seu pai, que nunca tinha sido cultivada. "Estava cheia de pedra e os mais velhos garantiam-me que não sairia nada dali" – mas o Henrique provou o contrário e conseguiu regenerar, com sucesso, o terreno e apostar na variedade de produtos hortícolas, na eficiência hidrica  - mesmo com o Alqueva ao lado - e na reciclagem dos materiais envolvidos, nomeadamente os plásticos agrícolas.

 

Levou a experiência do pai, Silvestre Ferreira, ainda mais longe, já que apostou igualmente no sistema pérgula, sob estufas - que são "uma espécie de guarda-chuva das uvas" - mas em vinhas mais altas, que permitem colheitas entre junho e novembro. O desenvolvimento agora passa por alargar a vinha, sempre com objetivos ambientais e de poupança de água bem definidos e já está a trabalhar nas primeiras uvas com sabores do país, entre elas de manga. Parece estranho? Cultivar um terreno que toda a gente disse que não dava nada, também foi.

 

Fontes: