TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

Ren4EEnIEQ

Eficiência energética na renovação de edifícios

As unidades de investigação ADAI, INESC Coimbra, e CiAUD (FAUL) estão a desenvolver uma ferramenta de apoio à renovação de edifícios. Esta pretende auxiliar o projetista no desenho, avaliação e melhoria de desempenho do edifício de acordo com critérios de eficiência energética, qualidade de ar interior e custos de construção. A ferramenta será desenvolvida nos laboratórios de cada unidade; ADAI irá desenvolver mecanismos para a avaliação de desempenho; o INESC Coimbra implementará os algoritmos generativos e interface gráfica; e, a CiAUD irá realizar os casos-de-estudo em contexto profissional e análise da usabilidade da ferramenta. O resultado será add-on para programa tipo BIM.

 

O uso eficiente de energia no ambiente construído constitui uma questão importante para um futuro sustentável. O parque edificado consome 31% da energia global, sendo o aquecimento e arrefecimento responsável por um terço (60% em clima frio). A reabilitação de edifícios pode desempenhar um papel importante na redução desse consumo. Por este motivo, tem surgido um grande interesse na correta análise dos edifícios e no desenvolvimento de ferramentas dedicadas à reabilitação.

 

Existem várias ferramentas computacionais de otimização para a reabilitação dos edifícios. No entanto, estas apresentam como objetivo determinar a melhor combinação de algumas variáveis de decisão do Sistema Construtivo (SC) e dos Sistemas de Energia (SE - iluminação, água quente, energias renováveis e AVAC), omitindo, contudo, o processo de desenho da tomada de decisão. Portanto, as ferramentas têm uma aplicação limitada em cenários de casos reais, quando uma renovação do edifício pode resultar em profundas adaptações ao acomodar novas funções de ocupação.

 

O projeto de investigação Ren4EEnIEQ tem como objetivo desenvolver uma ferramenta alargada, que compreenda o levantamento do edificado, geração de desenho, otimização da geometria e dos SE e de SC, numa ferramenta add-on BIM. Realizar-se-á entre 1 de Julho de 2016 e 30 de Junho de 2019. Um procedimento interativo de multi-otimização será desenvolvido para auxiliar o arquiteto na procura da melhor solução de renovação do edifício que minimize o consumo de energia e maximize a qualidade do ambiente interior de uma forma rentável. A ferramenta será testada no contexto da prática de projeto, de forma a determinar os seus pontos fortes e os fracos. Os resultados serão redigidos num guia da ferramenta e disseminados através de um seminário técnico sobre esta temática.

 

Esta abordagem inovadora e original nunca foi desenvolvida no campo da investigação em reabilitação de edifícios. Nela pretende-se criar uma ferramenta que auxilie o projetista a encontrar a melhor estratégia de projeto de acordo com objetivos concorrentes. A ferramenta será implementada numa interface gráfica add-on em BIM e fazendo desta forma parte de um instrumento de desenho dos projetistas. Uma vez que a usabilidade e acessibilidade da ferramenta são uma questão importante para público-alvo, serão realizados testes ergonómicos para melhorar as interações homem-interface. Esta informação é reportada ao desenvolvimento da ferramenta. Finalmente, esta será testada em diferentes cenários reais de renovação de edifícios.

 

O projeto é cofinanciado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P. (PIDDAC) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER através do COMPETE – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), com as referências PTDC/SEM-ENE/3238/2014 | POCI-01-0145-FEDER-016760 | LISBOA-01-0145-FEDER-016760, no valor de 184 mil euros.

 

Fontes:
Ren4eenieq