Redesenhar os jeans
Criar soluções para um mundo onde as roupas são mantidas a uso
Durante décadas, os jeans estiveram no centro de inúmeras coleções de moda.
No entanto, eles não são exceção à abordagem “take-make-waste / comprar-usar-deitar fora” da indústria da moda.
Fabricar jeans requer grandes quantidades de recursos, como pesticidas, água e energia, e a forma como são projetados e construídos torna difícil refazê-los e reciclá-los após o uso.
Redesenhar este ícone da moda é o ponto de partida perfeito para empreender o caminho em direção a uma economia circular para a moda, onde os produtos são projetados para serem:
- Mais usados
- Feitos para serem refeitos
- Feitos a partir de materiais seguros e reciclados, ou renováveis
As diretrizes do "Jeans Redesign" incentivam marcas, fábricas e fabricantes líderes a transformar a forma como os jeans são feitos. Diretrizes estas desenvolvidas com contribuições de 80 especialistas da indústria, academia e ONGs, incentivam marcas, fábricas e fabricantes líderes a transformar a forma como os jeans são projetados e fabricados.
Os primeiros jeans redesenhados usando as diretrizes foram lançados no mercado em junho de 2021. Hoje, mais de 100 organizações de mais de 25 países do setor redesenharam jeans – indo além das discussões teóricas, aprendendo fazendo, testando novas soluções e superando lacunas de inovação.
A aprendizagem compartilhada e a transparente são uma parte importante do projeto. Os participantes são obrigados a atualizar publicamente o seu progresso e a mostrar os métodos que usaram para cumprir as diretrizes. Em 2021, a ‘barra mínima’ das diretrizes foi elevada para aumentar o nível de ambição e impulsionar a indústria.
O último Relatório de Insights do projeto (2021-2023) revela as soluções, lacunas de inovação e barreiras remanescentes enfrentadas pelos participantes.
Principais conclusões
- O design circular pode-se tornar a norma - 72% dos participantes superaram desafios de design para fabricar jeans que atendessem às diretrizes, com uma em cada nove marcas participantes redesenhando pelo menos 40% de seu portfólio de jeans para corresponder às diretrizes. O projeto demonstra como o design circular se pode tornar a norma em toda a indústria da moda.
- Os caminhos da solução são claros - mais de um terço dos participantes relataram aplicar os princípios do design circular além dos jeans a outras peças de vestuário - incluindo casacos, camisas, camisolas, tops, bolsas e chapéus. Provaram, assim, que muitas soluções de design circular não são tanto uma questão de capacidade técnica, mas uma escolha de design.
- Sem mudanças nos sistemas, o progresso feito para redesenhar produtos não será totalmente realizado - é preciso fechar o ciclo. Mais de dois terços dos participantes possuem um serviço contínuo ou modelo de negócios para manter os jeans em uso. Modelos como aluguer, revenda, reparação e refabricação mantêm as peças de vestuário em uso ao mais alto nível - desbloquear estes modelos em grande escala exigirá uma mudança radical do sistema.
Os jeans são apenas o começo
Nos últimos dois anos, marcas líderes na indústria da moda redesenharam e transformaram mais de 1,5 milhões de pares de jeans em peças de vestuário mais duráveis, com fontes de materiais mais transparentes, mais fáceis de reciclar e fabricadas com materiais e processos seguros.
Mas os jeans são apenas o começo. Os participantes aplicam cada vez mais os princípios da economia circular a outras peças de vestuário, provando que o design circular se pode tornar a norma e não a exceção.
A indústria e os decisores políticos podem aproveitar os conhecimentos adquiridos e aplicá-los a todas as peças de vestuário. Cevemos, pois, não só reimaginar os produtos do futuro, mas também redesenhar os serviços, os modelos de negócio e as cadeias de abastecimento para os fornecer e garantir que as nossas roupas sejam mantidas em uso.
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