Revisão da Recomendação sobre métodos de pegada ambiental
Apoio às empresas no cálculo do seu desempenho ambiental com base em informações fiáveis, verificáveis e comparáveis
A Comissão adotou uma Recomendação revista sobre a utilização de métodos de pegada ambiental, ajudando as empresas a calcular o seu desempenho ambiental com base em informações fiáveis, verificáveis e comparáveis, e para que outros intervenientes, como administrações públicas, ONG e empresas tenham acesso a essas informações.
Esta Recomendação irá incentivar a indústria a fabricar produtos com um melhor desempenho ambiental, cooperando com o Pacto Ecológico Europeu da UE e as ambições de economia circular. O comissário para o Ambiente, Pescas e Oceanos, Virginijus Sinkevicius afirmou: “Os métodos da pegada ambiental da UE são a forma mais confiável, comparável e verificável de saber a pegada ambiental real de um produto ou organização até o momento. Os europeus estão cada vez mais conscientes da sua própria pegada ambiental e muitos desejam fazer escolhas que respeitem o ambiente no dia-a-dia. Esses métodos ajudarão a melhorar o desempenho ambiental e a alcançar uma economia verdadeiramente limpa e circular”.
Os métodos de pegada ambiental medem e comunicam sobre o desempenho ambiental de bens, serviços e organizações em todo o seu ciclo de vida.
Cobrem 16 impactos ambientais, incluindo alterações climáticas e impactos relacionados com a água, ar, recursos, uso da terra e toxicidade, e fornecem uma comparação de desempenhos ambientais entre produtos semelhantes e empresas ativas em setores semelhantes.
O texto da Recomendação está disponível aqui.