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Facilitar que o consumidor faça opções favoráveis à economia circular

O briefing analisa como as políticas podem permitir um comportamento do consumidor mais favorável à economia circular, entendendo os fatores que o influenciam.

Consumidores e empresas influenciam a procura por produtos. Os produtores não apenas respondem, mas também moldam a procura do consumidor por meio dos produtos oferecidos e como os produtos são comercializados. As escolhas do consumidor moldam as decisões tomadas por atores a montante, como designers de produtos, e a jusante, como recicladores, nas cadeias de fornecimento de produtos, de acordo com o briefing da AEA.

 

Fatores económicos, como o preço dos produtos, são frequentemente os mais importantes na tomada de decisão do consumidor, enquanto a importância dos outros fatores é menos clara. Outros fatores que entram em jogo incluem até que ponto os produtos disponíveis atendem às necessidades do consumidor, as informações disponíveis para os consumidores, fatores sociais, como adesão às normas sociais, valores da comunidade e exemplos de modelos, preferências e crenças individuais relacionadas, por exemplo, exemplo, prestígio, fidelidade à marca ou valores pessoais. Tradicionalmente, as políticas visam fornecer informações aos consumidores (como rótulos ecológicos) e, em menor grau, tornar as alternativas circulares mais atraentes economicamente.

 

Há oportunidades para explorar uma série de opções de políticas futuras em diferentes níveis de governança, incluindo incentivos fiscais e subsídios, regulamentações juridicamente vinculativas, evitar a “lavagem verde”, tornar as opções circulares mais convenientes e usar rótulos ecológicos e medidas direcionadas aos consumidores para, por exemplo, melhorar apego emocional aos produtos.

 

A União Europeia já adotou medidas para tornar as escolhas favoráveis ​​à economia circular mais atraentes e convenientes para os consumidores. Por exemplo, a iniciativa de produtos sustentáveis ​​da Comissão Europeia, que se concentra em fornecer informações por meio de rotulagem e passaportes de produtos e colocar requisitos de produtos com foco em durabilidade e reciclabilidade, entre outros. Esta iniciativa reconhece o papel fundamental dos consumidores no estabelecimento de uma economia circular e espera-se que permita uma aceleração da circularidade na economia da UE.

 

 

Mensagens-chave do briefing da Agência Europeia do Ambiente "Enabling consumer choices for a circular economy":

  • Os sistemas de produção moldam amplamente a procura do consumidor definindo os tipos de produtos colocados no mercado e por meio de estratégias de marketing direcionadas. No entanto, as escolhas do consumidor ao comprar, usar e descartar produtos podem potencialmente promover os princípios da economia circular, aumentando a procura por bens e serviços mais consistentes com os princípios da economia circular.
  • As políticas que visam promover decisões consistentes com a economia circular por parte dos consumidores serão mais eficazes se levarem em conta os fatores que moldam o comportamento individual e estimularem os consumidores a fazer escolhas que favoreçam a maior circularidade.
  • Os fatores que afetam o comportamento do consumidor no contexto da economia circular são fatores económicos, o ajuste entre necessidades e oferta, informação, fatores sociais e preferências e crenças individuais do consumidor. As políticas atuais visam principalmente fornecer informações aos consumidores (por exemplo, rótulos ecológicos) e, em menor grau, tornar as alternativas circulares mais atraentes economicamente. Mudar os fatores sociais e as preferências pessoais apenas por medidas de política é percebido como mais difícil.
  • Há oportunidades para explorar uma série de possíveis opções de políticas futuras em diferentes níveis de governança, incluindo incentivos fiscais e subsídios, regulamentações juridicamente vinculativas, evitar a "lavagem verde", tornar as opções circulares mais convenientes e usar rótulos ecológicos e medidas direcionadas aos consumidores para, por exemplo, aumentar o apego emocional aos produtos.

 

 

Fonte:

 

 

Photo by Franki Chamaki on Unsplash