TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

Investigating Europe′s secondary raw material markets

A falta de padronização e a competição com novos materiais estão entre os desafios para outros mercados, como o madeireiro e o têxtil

As ambições da Europa para uma economia circular exigem o fornecimento oportuno de matérias-primas recicladas de boa qualidade aos fabricantes.

 

No entanto, de acordo com uma avaliação da Agência Ambiental Europeia (AEA), dos oito materiais recicláveis mais comuns, apenas alumínio, papel e vidro têm mercados secundários que funcionam bem. A falta de padronização e a competição com novos materiais estão entre os desafios para outros mercados, como o madeireiro e o têxtil.
 
O relatório da AEA 'Investigando os mercados de matérias-primas secundárias da Europa' apresenta um conjunto de critérios para analisar o funcionamento dos mercados de matérias-primas secundárias e recicladas. Melhorar os mercados de matérias-primas recicladas é fundamental para proporcionar uma economia circular na UE, reduzindo a necessidade de extrair recursos naturais e evitando os impactos ambientais associados.

Aplicando os critérios de avaliação em oito mercados de materiais secundários comuns, o relatório da AEA conclui que apenas três deles – alumínio, papel e vidro – funcionam bem. Esses mercados fornecem informações confiáveis e contínuas às partes interessadas do mercado, são internacionais e abertos, e os materiais reciclados têm uma participação significativa no mercado, em comparação com as matérias primas, observa o relatório da AEA.

Os cinco mercados secundários de matérias-primas que não estão a funcionar bem incluem madeira, plásticos, resíduos biológicos, agregados de resíduos de construção e demolição e têxteis. De acordo com a análise da AEA, os principais problemas nesses mercados são seu pequeno tamanho em comparação com as matérias primas, procura fraca e falta de padrões comuns, o que reduz a qualidade dos materiais para uso industrial. Além disso, alguns materiais enfrentam desafios específicos, como a procura competitiva pelo uso de energia no caso da madeira.

Além de reconhecer a necessidade de mais informações para permitir um acompanhamento e avaliação adequados do desenvolvimento dos mercados, o relatório da AEA apresenta várias opções para superar as barreiras do mercado de matérias primas recicladas. Isso inclui incentivos para projetar produtos mais fáceis de reciclar, fortalecer as metas de reciclagem, aumentar o conteúdo reciclado em novos produtos, estabelecer padrões técnicos para materiais reciclados e usar impostos para nivelar a concorrência de preços com matérias primas primárias.
 
 
+info: