TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

Indicadores de utilização circular de materiais na Europa

A Europa precisa  de intensificar os esforços no âmbito da economia circular, inclusive na prevenção de resíduos

O Plano de Ação para a economia circular da UE visa duplicar a parcela de materiais reciclados usados na sua economia até 2030.

O briefing da Agência Europeia dp Ambiente 'Quão longe está a Europa de alcançar sua ambição de duplicar o uso circular de materiais?' mostra que, em 2021, cerca de 11,7% de todos os materiais usados na UE vieram de resíduos reciclados, acima dos 8,3% em 2004, mas ainda longe da meta proposta. A economia da UE utiliza ainda grandes quantidades de materiais de forma insustentável.

Este briefing analisa as tendências na taxa de uso de material circular da UE e os impactos ambientais do uso de material. Também analisa as perspectivas da UE para atingir a meta acordada para 2030. São estas as suas mensagens chave:

 

Em 2021, 11,7% de todos os materiais utilizados na UE-27 vieram de resíduos reciclados. Essa participação - também conhecida como taxa de uso de material circular (CMUR) - aumentou de 8,3% em 2004.

  • Com o atual ritmo de melhoria, a UE não está no caminho certo para atingir sua meta de duplicar a taxa de utilização de material sircular - "circular material use rate" (CMUR) - até 2030.
  • O reforço da reciclagem de resíduos por si só não é suficiente para a UE atingir o objetivo. Deve haver combinação com outras estratégias ambiciosas. Por exemplo, o estudo de vários cenários sugere que, aumentar a reciclagem de 40% de todos os resíduos tratados para 70%, diminuir a entrada de materiais na economia em 15% e reduzir o uso de recursos fósseis em um terço, aumentaria o CMUR para 22% até 2030, quase atingindo o alvo.
  • Devem-se concentrar os esforços na redução do uso e no aumento da reciclagem de minerais não metálicos — tais como os materiais de construção —, já que representam cerca de metade de todos os materiais usados.
  • Nem todos os materiais usados na nossa economia têm os mesmos impactos ambientais. Os combustíveis fósseis e a biomassa representam a maior parte da pegada ambiental material e são os maiores contribuintes para a degradação ambiental, seguidos pelos metais e minerais não metálicos. As medidas devem, portanto, também concentrar-se na redução do consumo de combustíveis fósseis e em tornar a produção de biomassa mais sustentável.

 

+info: