AEA analisa o progresso na circularidade dos plásticos na Europa
Nova ferramenta de monitorização onde pessoas, decisores políticos e outros podem verificar o progresso na circularidade dos plásticos na Europa.
A Agência Europeia do Ambiente (AEA/EEA) publicou um novo briefing sobre a circulariedade dos plásticos, lançando uma nova ferramente para avaliar o progresso da mesma na Europa.
Os plásticos são essenciais na sociedade. No entanto, as cadeias de valor são insustentáveis – gerando emissões e aumentando os resíduos e a poluição.
A redução de tais impactos exige a transição para um sistema de plásticos circular e sustentável.
Este briefing abrange a produção e o consumo de plásticos na Europa, os impactos no ambiente e nas alterações climáticas, e como podemos mudar para uma economia circular para os plásticos.
O trabalho do Laboratório de Métricas de Circularidade sobre plásticos (EEA, 2024a) e um relatório sobre o Laboratório de Métricas de Circularidade para Plásticos do Centro Temático Europeu sobre Economia Circular e Utilização de Recursos informam este documento informativo.
Mensagens-chave
- O consumo de plástico na Europa é elevado e espera-se que cresça em linha com os aumentos previstos na produção global de plásticos.
- O consumo e a produção de plásticos afetam negativamente o ambiente e fomentam as alterações climáticas; o lixo marinho está a chegar às praias da Europa, níveis elevados de microplásticos estão a entrar no ambiente e os já elevados níveis de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) provenientes da cadeia de valor aumentam.
- A circularidade dos materiais plásticos está a aumentar a um ritmo lento. No entanto, existem tendências positivas: a capacidade de reciclagem mecânica está a aumentar, as exportações de resíduos plásticos da UE estão a diminuir, a capacidade de produção de bioplásticos está a crescer lentamente, tal como a utilização de plásticos reciclados.
+info:
- Briefing da AEA sobre circulariedade dos plásticos - lançamento
- Documento da AEA
- Ferramenta de monitorização