TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

A economia circular como solução para a poluição por plásticos

"Breaking the Plastic Wave": uma avaliação abrangente, em parceria com a Universidade de Oxford, a Universidade de Leeds, a Common Seas e a Fundação Ellen MacArthur. Deixamos o link para o estudo e uma análise da Fundação Ellen MacArthur.

A 23 de julho de 2020, The Pew Charitable Trusts e SYSTEMIQ lançaram o estudo "Breaking the Plastic Wave: uma avaliação abrangente de caminhos para parar a poluição plástica do oceano" - um dos estudos e análise mais robustos já produzidos sobre plásticos nos oceanos., elaborado em parceria com a Universidade de Oxford, a Universidade de Leeds, a Common Seas e a Fundação Ellen MacArthur.

A perspectiva da Fundação Ellen MacArthur sobre as descobertas deste estudo e o que empresas e governos devem fazer agora para as resolver foi apresentada no mesmo dia e está acessível no website da Fundação, considerando que "Precisamos de elevar o nosso nível de ambição e combiná-lo com ações ousadas e urgentes". Convidando a ler, apresentamos os pontos da análise em destaque:

  • Se não se agir agora, as quantidades oceânicas de plástico quadruplicarão até 2040
  • As soluções assentam na economia circular
  • A mudança do sistema em direção a uma economia circular oferece os melhores resultados económicos, ambientais e climáticos
  • Devemos eliminar, circular e inovar
  • Apelo a cada um, às empresas e aos governos

 

Um caminho para reconstruir melhor

 

‍Enquanto procuramos modos de recuperar do choque económico do coronavírus COVID-19, a economia circular apresenta oportunidades para construir uma economia mais resiliente e regenerativa, melhor do que aquela que tivemos; enfrentar os desafios globais, como a poluição por plásticos e as alterações climáticas, enquanto nos ajuda a restaurar o ambiente, criar empregos e beneficiar a sociedade.

A abordagem abrangente da economia circular defendida, que considera todas as etapas da vida de um produto - antes e depois de chegar ao cliente - não é apenas vital para interromper a poluição por plástico, mas, como mostra o estudo, oferece as mais fortes vantagens económicas e sociais, assim como benefícios climáticos. Comparada com as operações habituais, a economia circular tem o potencial de gerar economia de 200 bilhões de USD por ano, reduzir gases com efeito estufa em 25% e criar 700.000 empregos líquidos adicionais até 2040, tornando-se uma clara oportunidade para se recuperar melhor.

Governos e empresas têm demonstrado um compromisso sustentado com a construção de uma economia circular para o plástico nos últimos anos. O momento atual pode ser aproveitado para a transformação total do "sistema plástico".

 

 

+ info: