TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

2º relatório sobre o Compromisso Global da Nova Economia dos Plásticos

O relatório de 2020 fornece o primeiro insight sobre a trajetória de progresso em relação à linha de base estabelecida no relatório de 2019

Este é o segundo de uma série de relatórios anuais de progresso do Compromisso Global da Nova Economia do Plástico, elaborado pela Fundação Ellen MacArthur em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente, PNUA/UNEP.

É feita a análise sobre como os signatários do Compromisso Global - que juntos correspondem a mais de 20% do mercado de embalagens de plástico - têm progredido em relação às metas estipuladas para 2025 para os plásticos.

Depois que uma linha de base quantitativa, efetuada pelo primeiro relatório em 2019, este relatório de 2020 fornece o primeiro insight sobre a trajetória de progresso em relação a essa linha de base.

 

Sumário

Foram feitos avanços significativos em duas áreas principais:

  • a incorporação de conteúdo reciclado em embalagens de plástico e
  • a eliminação das categorias problemáticas de embalagens de plástico mais comumente identificadas, como PS, PVC, negro de fumo indetectável, sacos plásticos descartáveis, e canudos.

No entanto, houve um progresso limitado nas seguintes áreas:

  • no aumento da reciclabilidade de embalagens de plástico e
  • na redução da necessidade de embalagens de uso único.

O progresso na mudança para embalagens reutilizáveis ​​é limitado e os esforços de eliminação permanecem focados num conjunto relativamente pequeno de materiais e formatos.

 

Existem também diferenças significativas na taxa de progresso entre os signatários - enquanto alguns deram grandes passos em frente, outros mostraram pouco ou nenhum progresso em relação às metas quantitativas.

Instam-se os signatários que fizeram progresso limitado este ano a aumentar significativamente seus esforços para garantir que estão no caminho certo para cumprir seus compromissos para 2025.

 

Em resposta a estes indicadores, e com a mais recente ciência revista por pares, a Fundação e o PNUA fazem quatro convocatórias para a ação neste relatório, indispensáveis para cumprir as metas de 2025 e alcançar a mudança de sistema mais ampla, necessária:


Apela-se às empresas para:

  • Tomem medidas ousadas em relação aos tipos de embalagens que não são recicláveis ​​hoje - seja desenvolvendo e executando um roteiro confiável para fazer a reciclagem funcionar, seja inovando decisivamente;
  • Definam metas de redução ambiciosas.

 

Apela-se aos governos para que:

  • Estabeleçam políticas e mecanismos de financiamento dedicado e estável para recolha e triagem, por meio de contribuições justas do setor industrial, sem o qual a reciclagem dificilmente crescerá;
  • Definam uma direção global e criem um quadro de ação internacional, por meio da Assembleia do Ambiente do PNUA, com base na visão de uma economia circular para os plásticos

 

+ info: