Este é um projeto de rede partilhada e colaborativa de produção de energia renovável e gestão de uso de eletricidade. O seu foco principal é a implementação de um sistema de gestão inteligente e descentralizado de recursos energéticos, adaptado aos consumidores das comunidades locais.
O objetivo passa assim por possibilitar que a energia produzida nos edifícios municipais (através de fontes renováveis) seja partilhada com a comunidade, nos períodos em que as necessidades energéticas desses edifícios sejam menores. Os participantes no programa passam a ter acesso a essa energia “mais barata e sustentável” com descontos na fatura elétrica proporcionais.
O projeto passa ainda pela recolha de dados para análise e apoio à decisão e consciencialização dos consumidores para diversos temas nomeadamente consumo inteligentes e a importância da utilização de energias renováveis.
Cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização Portugal 2020 e União Europeia (através do FEDER, no âmbito do Sistema de Incentivos ao I&DT na vertente de co promoção) neste projeto intervêm a empresa Virtual Power Solutions (VPS), líder do consórcio, o grupo de investigação do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), e a Energia Simples.
Numa fase inicial o projeto decorrerá apenas em Penela e Alfândega da Fé, como projeto-piloto em cerca de 4 edifícios municipais e 50 famílias, de forma a validar a eficácia das soluções propostas.