A Van de Sant é uma PME com sede em Curaçau que tem vindo a especializar-se no design e produção de mobiliário segundo os princípios subjacentes à economia circular.
Desde 2012 a empresa investiu na produção de mobiliário feito a partir de resíduos, principalmente de plásticos, recolhidos através de programas de reciclagem na ilha onde têm a sua sede.
O seu inicial foco passou pelo desenvolvimento de novas soluções que permitissem a substituição de madeira (matéria-prima virgem) por resíduos de plástico reciclado. A estrutura dos seus móveis é assim completamente feita de plásticos reciclados possibilitando, não só uma "garantia de longa duração", contribuindo ao mesmo tempo a reciclagem de detritos plásticos que, nas ilhas do Caribe, são um grave problema.
Para além da alteração do processo de produção a empresa disponibiliza ainda serviços de reparação para ajudar a prolongar a vida dos móveis. No fim de vida do produto aos clientes é igualmente possibilitada a opção de devolução dos produtos para reutilização de partes e reciclagem de materiais em outros produtos.
Atualmente 75% dos componentes dos móveis comercializados pela empresa já são feitos de resíduos de plástico, sendo a meta da empresa os 90%.
A Van de Sant tem vindo, nesse sentido a colaborar com outras indústrias como a dos tecidos e a da construção civil na partilha de ideias e opções sobre soluções mais sustentáveis.
A empresa define como o seu objetivo o design e produção de mobiliário dentro de limites ambientais.