Na constatação da crescente ausência de espaços verdes em ambiente urbano, ao mesmo tempo que se propaga um conjunto de desperdícios com potencial de reutilização, Wassim Chelfi iniciou em 2013 vários workshops especialmente dedicados a crianças para as ensinar a reutilizar desperdícios na elaboração de objetos para suporte de plantas e árvores em espaço urbano.
O sucesso dessas pequenas iniciativas levaram a sua expansão para outros públicos alvos nascendo o UpCycly Fest em Montreuil (Paris). Este evento, espécie de oficina colaborativa, permite aos cidadãos aprender acerca do que é o upcycling convidando-os a transformar resíduos em estruturas móveis e de apoio para plantas, por exemplo caixas de compostagem e vasos.
Depois desta experiência a iniciativa ganhou um novo pendor focado no desenvolvimento de um modelo de negócio economicamente viável sem comprometer valores sociais. Através o apoio da Sensecube, uma incubadora de start-ups sociais, Wassim Chelfi tem vindo a desenvolver ações que vão desde a venda de mobiliário feito de materiais reutilizados até à disponibilização de serviços de team building para reorganização colaborativa mais “verde” de escritórios pelos próprios colaboradores. O desafio agora enfrentado pela UpCycly passa por ampliar atividades e expandir para outras regiões a fim de aumentar o seu impacto.
Fontes: