A universidade de Aveiro tem vindo a desenvolver várias ações no âmbito da valorização de resíduos provenientes do setor agroalimentar.
Destaca-se o projeto de desenvolvimento de bioplásticos à base de batata. O objetivo é o desenvolvimento de bio embalagens, produzidas com recurso a amido, um dos hidratos de carbono que compõe as batatas e cujas características possibilitam a obtenção de películas incolores, insípidas (sem sabor) e inodoras resistentes à rutura. Este projeto de colaboração entre os departamentos de Química e de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro tem como foco aumentar as aplicações de uma cultura alimentar em constante crescimento e com grandes índices de desperdício como é a da batata, estimulando, ao mesmo tempo, a substituição de materiais derivados do petróleo, por materiais biológicos.
Outro projeto, já com patente pedida, foca a utilização da casca de ovo no fabrico de materiais cerâmicos. Este método possibilita o reaproveitamento do resíduo, a redução de custos aos fabricantes de cerâmica, ao mesmo tempo diminuindo a utilização da matéria-prima calcite cujo processo de extração apresenta uma pegada de carbono elevada.
Estes são apenas alguns dos projetos que demonstram importância da ciência de base aplicada na implementação de uma economia mais circular.
Fontes: