Em Portugal, de acordo com o Decreto-Lei 102D/2020 de 10 de dezembro de 2020, os estabelecimentos que forneçam refeições prontas a consumir em regime de pronto-a-comer são obrigados a aceitar que os seus clientes utilizem os seus próprios recipientes, devendo comunicar de forma clara essa possibilidade fornecendo a informação necessária.
O projeto Take It foi criado, em colaboração com a ZERO, para sensibilizar os estabelecimentos de restauração e a sociedade civil para o direito dos cidadãos e cidadãs a transportarem refeições prontas em recipientes dos próprios.
Este é um direito recentemente introduzido na legislação nacional e é uma medida que pretende promover a reutilização de embalagens, contribuindo para a redução na produção de resíduos.
O projeto conta com a participação dos estabelecimentos de restauração que se associam ao movimento para sensibilizar a sociedade civil para a reutilização das embalagens nos serviços de pronto-a-comer.
Assim, os estabelecimentos associados ao movimento apresentam o dístico Take It nas suas instalações, num local de elevada visibilidade para os consumidores. Esta é uma forma simples e eficaz de promover a reutilização dos recipientes e contribuir para a redução de lixo produzido, muito dele de difícil reciclagem.
+info: