A Soguima, empresa de Guimarães dedicada a transformação e comercialização de produtos de pesca tem, nos passados anos, vindo a desenvolver novas aplicações para a pele de peixe.
Anteriormente um subproduto utilizado apenas para alimentação animal, a pele de peixe tem vindo a destacar-se como um subproduto com diversas utilizações. Com características idênticas à de pele de cobra e resistência semelhante ao couro, inovações utilizando este subproduto foram já apresentadas em 2013, na 41ª edição da Capital do Móvel em Paços de Ferreira, tendo proporcionado parcerias em várias áreas. Por exemplo a Masq eyewear, uma empresa de ótica, utilizou este material para uma coleção de óculos de sol e a Saccus, outra empresa inovadora portuguesa, utiliza este subproduto como elemento decorativo em malas, carteiras e mochilas entre outros acessórios de moda masculina.
Outras parcerias na área do mobiliário (para forrar cadeiras ou abat-jours) e na indústria do calçado, ilustram a versatilidade do material e o conjunto de oportunidades que a identificação de novas utilizações para subprodutos encerra.