Com vista à minimização dos impactos ambientais, sociais e financeiros que envolvem a utilização dos tradicionais caixões de madeira, a SigmaPack aposta na conceção das inovadoras urnas ecológicas biodegradáveis, que permitem uma redução drástica na utilização dos recursos naturais, nomeadamente o abate de árvores (é necessário abater 2 árvores para produzir um caixão de madeira - a partir de apenas 1 árvore, fabricam-se 100 urnas ecológicas), a contaminação dos solos e águas subterrâneas e um funeral mais acessível a um maior número de pessoas, entre outras vantagens. Tudo isto mantendo os costumes de um funeral tradicional.
O Projeto teve início em 2015 e está em plena fase de implementação nas regiões planeadas (PT, EU e PALOP) com a criação de parcerias com agências funerárias (para distribuição) e com organizações humanitárias e de cariz social.
O investimento deste recente Projeto ronda os 180.000 € e está em fase de arranque. Certos estão os retornos em termos ambientais (redução da desflorestação e da contaminação dos solos e águas subterrâneas, redução do consumo energético na cremação, entre outros), em termos sociais (um funeral digno acessível a um maior número de pessoas) e em termos financeiros (maior encaixe devido ao menor custo por serviço/adjudicado e à reutilização da urna exterior).