TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

Secil

Algafarm

Secil arrancou em Outubro de 2016 com a produção de microalgas a escala industria na fábrica de Cibra-Pataias. Este projeto, o Algafarm tem vindo a ser desenvolvido desde 2007 e representa um investimento de cerca de 15 milhões de euros.

 

Inicialmente derivando de uma preocupação referente à identificação de formas de sequestrar o CO2 emitido, para atingir as metas para a redução de gases com efeito de estufa, este projeto resultou não só na viabilização da utilização de microalgas para mitigação de impacto ambiental na produção de cimento, uma das mais poluentes, como juntou outros fatores de potenciamento económico.

 

 A produção de algas permite não só a absorção do dióxido de carbono produzido pela cimenteira, como constitui em si mesmo uma exploração com valor comercial.

 

A unidade agora inaugurada caracteriza-se por ser o maior conjunto de fotobiorreactores em sistema fechado do mundo incluindo um laboratório na fábrica e a produção de microalgas até à fase de embalamento do produto em pó.

 

Fontes:
Jornaleconomico (24.10.2016) “Secil inaugura unidade de produção de microalgas”
Portal-energia (25.10.2016) “Secil sequestra co2 com producao microalgas
Publico (27.10.2016) “O que leva uma cimenteira a produzir microalgas ”
Secil