Atualmente, um quinto das refeições preparadas pelos restaurantes Finlandeses é desperdiçado, o que corresponde a cerca de 80 milhões de quilos de alimentos por ano.
A start-up ResQ Club veio desenvolver um serviço on-line para responder ao desafio do desperdício alimentar, juntando cerca de 200 restaurantes na Finlândia na provisão de um novo serviço. A ideia passa por disponibilizar refeições que sobram da atividade de restauração, a preços mais reduzidos.
A aplicação desenvolvida pela empresa mostra, em tempo real, as melhores oportunidades, normalmente depois das horas de maior volume de negócio (almoço, jantar, etc), com a localização dos restaurantes participantes, o que disponibilizam e os respetivos preços. O cliente escolhe o que pretende, recolhendo posteriormente a refeição no restaurante.
Atualmente a ResQ refere que já “salvou” mais de 125 000 refeições, uma poupança de 40 000 kg de alimentos, o equivalente às emissões de CO2 que uma viagem de automóvel de cerca de 5 000 000 km produziria.
A empresa lançada em 2016 tem cerca de 200 restaurantes participantes na Finlândia estando a expandir-se internacionalmente para a Holanda, Estónia e Suécia.
Iniciativas do género têm vindo igualmente a ser desenvolvidas noutros países como na Dinamarca, Reino Unido (http://toogoodtogo.co.uk/) e Estados Unidos da América (https://www.gebni.com).