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Patagonia

Não compre este casaco

A Patagonia é uma marca californiana de roupas desportivas. Esta marca passou a ser globalmente reconhecida no âmbito da economia circular principalmente a partir da sua campanha publicitária na Black Friday de 2011 (ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças na América).

 

Essa campanha passou pelo anúncio da marca, no The New York Times, a advertia os clientes a não comprarem um dos casacos Patagonia mais vendidos e reconhecidos. A mensagem subsequente aconselhava os consumidores a refletir acerca dos seus hábitos de consumo, instigando-os a comprar apenas o necessário e incentivando a reparação dos produtos quando danificados ou sua venda/doação para reutilização ou reciclagem.

 

Através de cooperações com diferentes parceiros ao longo do ciclo de vida do produto a aposta desta empresa tem assim sido focada na:

  • produção de produtos robustos, preparados para um amplo período de vida útil, utilizando o mínimo de matérias-primas (preferindo a utilização de materiais reciclados e recicláveis);
  • recuperação e reutilização dos produtos (disponibilizando guias de reparação online, grátis, de forma a permitir que os  próprios consumidores possam arranjar os seus equipamentos);
  • dinamização de iniciativas de retoma, reuso e troca de produtos Patagonia, entre utilizadores;
  • disponibilização de programas de recolha de roupa em “final de ciclo” para reciclagem (desde 2005 indicam terem recolhido mais de 45 toneladas de roupas das quais 34 toneladas de roupas novas foram produzidas).

Esta empresa tem sido apontada como um modelo de negócio  circular de sucesso numa economia circular.

 

Fontes:
Ethical Corporation
Patagonia