Nae ( No Animal Exploitation) é uma empresa portuguesa lançada em 2008 especializada em calçado sustentável e vegan.
Destaca-se pela utilização de materiais alternativos como a cortiça (cortiça portuguesa, 100% reutilizável e reciclável), microfibras (certificadas de garantir que foram produzidas utilizando o mínimo de energia e água), folha de ananás (em parceria com a empresa inglesa Piñatex sendo que utilizam apenas as folhas de desperdício da produção do ananás não existindo produção em massa especifico para a produção de calçado) e PET (garrafas de plástico recicladas e pneu reciclado).
Com uma aposta no design e inovação esta empresa pretende destacar-se pelo que denomina “consumo ético”. A NAE salienta que além de não usar materiais de origem animal, tem preocupações sociais e de respeito pelos direitos humanos e pelas leis do trabalho. Por exemplo a empresa disponibiliza às comunidades locais das Filipinas (onde estão as plantações de ananás) uma percentagem do valor pago por cada metro de tecido.
O valor económico do produto tem vindo a ser comprovado igualmente. No Ethical Fashion Show (pré-evento da Berlin Fashion Week) a empresa apresentou com sucesso já vários modelos feitos de folha de ananás.