TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

Millennium bcp

GO P@perless

A desmaterialização dos processos e operações por via da digitalização é uma das linhas estratégicas de atuação do Millennium bcp.

Neste sentido, o Banco tem em curso o Projeto “GO P@perless”, iniciativa que aposta na desmaterialização dos seus processos de negócio (ex.: abertura de conta, depósitos a prazo, cartões). O processo incorpora novas formas de assinatura desmaterializada por parte dos Clientes, quer através de assinatura digital nas sucursais, quer através da validação de operações nas ferramentas digitais.

 

Este projeto tem como objetivo:

 

  • Desmaterializar operações como forma de inovar e otimizar os Processos, recorrendo a mecanismos de produção e assinatura eletrónica dos documentos;
  • Reduzir risco operacional;
  • Reduzir custos;
  • Contribuir para a redução da pegada ecológica do Banco.

 

Trata-se de uma iniciativa inovadora que tem contribuído para a qualidade de serviço e, em simultâneo, para a melhoria do desempenho ambiental do Banco em Portugal.

 

O projeto começou a ser desenhado em junho de 2015 e o primeiro processo ficou concluído em outubro de 2016 (abertura de conta). Desde então já foram desmaterializados 15 processos, incluindo processos para Clientes e processos internos. O projeto será concluído em dezembro de 2016.

 

O projeto “GO P@perless” implicou um investimento significativo, mas o retorno esperado de 50% e um pay-back inferior a 2 anos, prova que existe uma boa relação custo-benefício nos investimentos na economia circular.

 

Neste momento, 75% das sucursais do Banco já utilizam o processo P@perless, tendo sido distribuídos cerca de 100 tablets, e mais de 20% das operações de sucursal já são feitas de forma totalmente digital.

A desmaterialização dos processos das sucursais, quando implementada em pleno, vai permitir poupar mais de 25 milhões de folhas de papel por ano, o equivalente a mais de 3.500 árvores/ ano, a 11 milhões de litros de água e a 550 mil Kw de energia.

 

O Millennium bcp continua assim, de uma forma diversificada e abrangente, a contribuir para a diminuição da utilização e circulação de papel, efetuando, por um lado, ações de comunicação/informação frequentes sobre as vantagens da desmaterialização documental, mas executando também, por outro, programas de migração para soluções digitais.

 

Fontes:

Millenniumbcp - Sustentabilidade

Millenniumbcp- Relatorio_Sustentabilidade_2015