A Maersk é uma operadora logística dinamarquesa dedicada a prestação de serviços de navegação marítima, com uma frota de navios porta-contentores.
Dependente de duas das matérias-primas que têm, nos últimos anos, sentido maior volatilidade de preços, o petróleo e o aço, a Maersk tem vindo a tentar minimizar esta dependência.
Atualmente, quando um navio Maersk chega ao seu fim de vida é levado para desmantelamento na China onde passa por um processo de reciclagem. Contudo, devido aos vários tipos de materiais utlizados na sua inicial construção, esse processo não é eficiente tornando o material recuperado de baixa qualidade.
Nesse sentido, e na perceção de que a redução da dependência desses materiais é uma vantagem competitiva, a Maersk tem vindo a desenvolver formas de construir navios recicláveis que possam ser desmontados e reutilizados.
O objetivo passa por desenhar os navios, desde a fase de projeto, tendo em vista assegurar a sua reciclagem em final de vida, de forma a ganhar maior controle sobre os materiais essenciais à sua atividade e utiliza-los para fazer mais navios.
A empresa vem a desenvolver o “Cradle to Cradle Passport". Esta iniciativa pretende funcionar como uma base de dados, documentando aproximadamente 95% dos materiais usados para construir os navios, permitindo assim uma reciclagem mais eficiente de peças e materiais.
O foco é assegurar que tudo possa ser desmontado e reciclado quando o barco chegar ao seu fim de vida, “fechando o ciclo”.