A Luís Simões, empresa logística ibérica, tem vindo a desenvolver esforços no âmbito da responsabilidade ambiental e eficiência energética. A sua estratégia focou-se na aposta na inovação e cooperação com universidades, start-ups, centros de I&D, instituições governamentais e outras empresas parceiras de negócio na construção de modelos de mais sustentáveis.
Nesse âmbito o projeto WETRUCK resulta de uma colaboração com a StartUp académica AddVolt e passou pelo desenvolvimento de um sistema (“hardware” e “software”) que permitiu utilizar energia solar (através de painéis fotovoltaicos instalados no topo do camião) e energia cinética (recuperação de energia cinética durante as travagens e as desacelerações do veiculo) na alimentação das camaras frigoríficas dos veículos de empresas de transporte e logística.
A solução permite a poupança de combustível, diminuição de emissões de gases com efeito de estufa e uma menor poluição auditiva. A Luís Simões destaca-se por ser assim a primeira empresa logística do mundo a utilizar este sistema.