A acumulação de pseudotalvos (resíduos orgânicos subproduto da produção de bananas) constitui um problema ambiente. Gerando vários microrganismos, afeta não só as seguintes produções de bananas como outras culturas. Este é contudo um resíduo que tem sido identificado como potencialidades, devido ao seu alto teor em fibras e compostos como antioxidantes
O projeto Espanhol LIFE BAQUA, apoiado pelo instrumento financeiro Europeu LIFE, surge neste contexto. Sendo as Canarias um dos maiores produtores de bananas da Europa o projeto pretende aproveitar os desperdícios desta indústria, que de outra forma teriam como destino a deposição em aterro.
Os resíduos orgânicos resultantes do cultivo de bananas serão utilizados de duas formas:
- as fibras do resíduo serão extraídas e utilizadas como aditivo natural para componentes e coberturas de plástico biológico para proteger as bananeiras contra a radiação UV;
- a polpa que resulta do processo de extração de fibras será utilizada no processo de fabrico de alimentos para alimentação piscícola.
Este projeto visa assim contribuir especialmente para o plano de ação da UE em matéria de economia circular no âmbito dos plásticos e bio resíduos.
Coordenado pela ULPGC (Universidad de Las Palmas de Gran Canaria) o projeto espera resultados positivo na criação de oportunidades de negócio ecológico, valorizando resíduos e tornando-os em produtos com valor de mercado, contribuindo para a transição para uma economia mais circular.