A utilização de bancadas e ladrilhos cerâmicos apresenta significativos problemas ambientais. A utilização de cerâmica produz grandes quantidades de resíduos, enquanto as bancadas feitas com materiais compósitos – por exemplo pedra esmagada ligada por adesivos sintéticos como resinas epoxi e poliéster – não são recicláveis já que os seus componentes básicos não podem ser separados.
O projeto Italiano LIFE ECLAT, apoiado pelo instrumento financeiro Europeu LIFE e coordenado pela empresa Ceramica Fondovalle S.p.A. tem nesse âmbito como objetivo a introdução de processos inovadores mais circulares.
O projeto pretende assim introduzir novos processos em toda a cadeia de valor, promovendo uma produção com menor consumo de matérias não reciclados, um menor consumo energético, de água, e de geração de desperdício. O embalamento e acondicionamento foi igualmente pensando para evitar resíduos ou uso adicional de recursos (constituindo uma redução de 60-70% do cartão normalmente necessário). O produto final pretende-se igualmente passível de reutilização ou reciclagem.
O objetivo principal do projeto é assim fechar o circuito do ciclo no fabrico de bancadas e ladrilhos cerâmicos, em consonância com o Plano de Ação para a Economia Circular e o Roteiro para uma Europa eficiente em termos de recursos.