Com o objetivo de caracterizar e desenvolver betões estruturais de agregados leves (SLWAC) de elevada durabilidade, capazes ainda de proporcionar soluções de envolvente energicamente mais eficientes do que as soluções tradicionais com betões de massa volúmica normal (NWC), o departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, contando com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), desenvolveu entre Julho de 2013 e Dezembro de 2015, uma projeto experimental envolvendo diversos ensaios laboratoriais e in-situ.
Tendo em consideração diferentes tipos de agregados leves e diversos tipos de ligantes previstos na EN 197 1, foi efetuada a caracterização da durabilidade e desempenho térmico de betões leves de diferentes classes de resistência e massa volúmica, sendo possível cobrir a gama mais usual de SLWAC aplicados na construção.
Em relação à durabilidade, os SLWAC foram caracterizados em termos das suas principais propriedades de transporte e ainda em termos do seu desempenho face aos principais mecanismos de deterioração do betão.
Com base nos resultados obtidos de vários ensaios laboratoriais e in-situ foi possível desenvolver ábacos de fácil interpretação que permitem uma estimativa expedita da vida útil dos SLWAC, bem como a definição de novas tabelas onde constam as composições mínimas recomendadas para a produção de SLWAC durável, a exemplo do especificado na EN 206 para betões de massa volúmica normal.
Ao longo do projeto foi possível atingir também SLWAC associados a coeficientes de condutibilidade térmica cerca de 40 a 50% inferiores aos obtidos nos NWC.
Devido à redução de peso e melhores propriedades de isolamento térmico dos SLWAC, foram alcançadas soluções de envolvente de edifícios com reduções de até 10% nas necessidades energéticas de aquecimento e de até cerca de 25% nas perdas de calor por pontes térmicas, face às soluções tradicionais com NWC.
Este projeto contribuiu assim para uma maior confiança na utilização de betões estruturais de agregados leves, visto que é discutida nova informação relevante relativa ao comportamento mecânico, térmico e de durabilidade destes betões.