Esta empresa alemã desenvolveu um sistema de recolha para reutilização e reciclagem de vestuário, calçado e têxteis.
O seu objetivo é contribuir para fechar o ciclo na indústria têxtil. Esta indústria tem vindo a caracterizar-se como um importante consumidor de energia e matérias-primas, gerando ao mesmo tempo muitos desperdícios.
A ação desta empresa prende-se assim no desenvolvimento de uma cadeia de valor em volta de roupa e calçado descartado, aproveitando o seu valor económico e diminuindo o seu fim de vida precoce em aterros.
A empresa coopera com várias marcas internacionais, como a H&M, Puma, Levi Strauss & Co. e American Eagle Outfitters. A abordagem é simples, a I:CO estabelece com esses seus parceiros locais de recolha, onde as pessoas podem colocar roupas que já não utilizam, independentemente do seu estado. A sua ação passa seguidamente pela recolha, transporte, triagem e processamento desses têxteis e calçado. A triagem determinará a opção pela reutilização (cerca de 60% dos casos), upcycling (sempre que possível), reciclagem (por exemplo para serem usados como isolamento na indústria automóvel ou de construção), ou pelo aproveitamento para energia.
O objetivo final é reduzir o desperdício de têxteis e também sensibilizar empresas e consumidores para o valor retido em “desperdícios” e a importância de “fechar do ciclo”.
Esta empresa chegou em 2016 os finalistas dos prémios “ The circulars” na categoria “Pequenas e medias empresas”.