A Gestamp Aveiro possui uma central de ar comprimido com três compressores que distribui o ar comprimido de acordo com as necessidades dos equipamentos nas linhas de produção. O funcionamento dos compressores consome energia e dissipa calor no circuito de óleo.
Em 2014, com ajuda do nosso parceiro da área da eficiência energética (CCenergia), foi realizado um estudo para encontrar a melhor solução de aproveitamento do calor dissipado desta central, tendo sempre como objetivo final, transformar o calor dissipado numa energia limpa potenciando uma produção mais eficiente e mais amiga do ambiente. Após este trabalho de levantamento de necessidades foi instalado um sistema para recuperação desse calor dissipado, no valor de 77.000 €, que consiste num permutador óleo-água e numa bomba de circulação em circuito fechado para um depósito de água quente.
Este sistema permite transferir o calor dissipado do circuito do óleo para a água armazenada no depósito. Essa água quente é depois enviada à instalação de pintura para aquecimento dos banhos onde é realizado o tratamento de superfície das peças metálicas. Anteriormente, estes banhos eram aquecidos apenas com o recurso a uma caldeira que funciona a gás natural. Com esta solução o consumo de gás diminuiu consideravelmente, tendo-se atingido, após um ano, uma diminuição de consumo de gás de 57.526 m3, correspondente a uma poupança de 33.365 €/ano e um período de retorno do investimento de 2,3 anos.
Esta melhoria traduz-se num projeto de economia de baixo carbono em que foi possível uma redução da emissão de 140 TON de CO2 para a atmosfera, comparativamente ao ano de 2014.