O Programa “Flanders Materials Programme” fundado e coordenado pela Agência de Resíduos Públicos da Flandres é uma parceria público-privada fundada em 2011 com o objetivo de alcançar uma economia circular. O seu objetivo passa por desenvolver uma economia sustentável fechando o ciclo dos materiais transformando a Flandres num hub de economia circular para toda a Europa. As suas ações vão desde a promoção de emprego, dinamização da reciclagem, inovação de materiais e de novas formas de energia, fecho do ciclo de materiais, inovação de modelos de negócios.
Este é um programa ambicioso que combina políticas e ação de longo prazo promovendo a cooperação entres vários atores. Neste programa os sectores empresariais, instituições de investigação e organizações ambientais cooperam tendo em vista desenvolver uma extensa lista de ações e projetos no terreno (principalmente no âmbito da Agenda 2020); com uma visão politica de longo prazo; alicerçada na investigação científica.
Este programa foi galardoado internacionalmente vencendo, na categoria "Governos, Cidades e Regiões", o prémio “Circular” de 2016 onde foi destacado o seu papel na gestão de materiais sustentáveis, na promoção da cooperação e na implementação de vários projetos de economia circular.