A Entreajuda é uma instituição particular de solidariedade social. A sua iniciativa “Banco de bens doados” tem como âmbito disponibilizar produtos não-alimentares doados por empresas e particulares. Esta ação tem um âmbito social mas com impactos “circulares” visto promover o aproveitamento (ou melhor o reaproveitamento) de bens que de outra forma seriam desperdiçados dando-lhes uma “segunda vida”
Num quadro de diferentes carências de materiais e equipamentos de diversas instituições de solidariedade, quer para o seu próprio funcionamento como para doação a famílias necessitadas impulsionou esta inovação.
A ação do banco de equipamentos passa pela recolha de equipamentos informáticos, eletrónicos e eletrodomésticos doados por particulares, empresas e outras entidades distribuindo-os por instituições de Solidariedade Social.
O objetivo passa pelo encaminhamento de bens, descartados mas que se encontrem aptos a serem reutilizados, para doação. Ao mesmo tempo que contribuem para os objetivos de luta contra a exclusão social e pobreza esta iniciativa proporcionando por outro lado que seja dado a estes equipamentos uma "nova vida" evitando desperdício de materiais e consequente impacto ambiental.