Um capacete dobrável, feito de papel, reutilizável e reciclável para garantir a segurança na utilização de bicicletas públicas.
Atualmente têm vindo a proliferar serviços de partilha de bicicletas por várias cidades mundiais, como o Boris bikes, em Londres e a Órbita, em Lisboa. Contudo, quase 90% desses utilizadores tendem a não usar capacete. Atendendo a questões de segurança, principalmente em trajetos de cidade, o EcoHelmet foi projetado para dar confiança aos ciclistas, apresentando-se simultaneamente como solução prática e "circular".
Este capacete desdobrável é feito a partir de papel reciclado, coberto com um revestimento biodegradável, impermeável, e é estruturado em "favo de mel", tornando-o capaz de absorver impactos tão eficazmente como o tradicional poliestireno.
A versão experimental do capacete está prevista para a primavera de 2017, em Nova Iorque, e já ganhou o prémio internacional James Dyson de 2016.
Prevê-se que este produto possa estar disponível no local de recolha das bicicletas podendo, no final da viagem, ser reusado ou reciclado.