Numa entrevista no inicio de 2016 Rien Otto, o fundador e CEO da Dutch aWEARness dizia “If one could return to its childhood he will find there all the solutions that you need for a circular economy: you have the sharing, you trust each other, and you are open to novelty. Just find the child back in yourself and you will find the solution”.
É neste sentido que esta empresa Holandesa tem então vindo a apostar na criação e desenvolvimento de roupa de trabalho (desde fatos, vestuário de trabalho para engenheiros, para trabalhadores da construção, administradores e funcionários de ambulância) “desenhadas para a reutilização e eliminação do desperdício”.
O modelo de negócio passa pelo aluguer das roupas aos clientes que pagam pelo seu desempenho ao longo do tempo, com a empresa manter a posse dos materiais. Esta linha “Infinity” é assim desenhada para ser reutilizada e, quando tal não é viável, para ser 100% reciclável.
O sistema track-and-trace “The Circular Content Management System (CCMS)” permite seguir e acompanhar todos os parceiros no fecho do ciclo das s roupas. Matérias-primas e produtos possuem um código de barras único que permite o seu acompanhamento em cada fase do seu ciclo de vida. Vestuário desgastado é reutilizado e, quando tal não é possível fragmentado em fibras, e transformado em novo fio pronto para ser usado numa nova peça. Este método economiza cerca de 50% de água, 20% de CO2 e virtualmente elimina o desperdício.
A estratégia da empresa passa assim pela gestão de uma cadeia de valor “circular” através de várias parcerias, não só na produção e logística mas também no desenvolvimento de novas opções. Por exemplo, em parceria com a Universidade de Wageningen a empresa tem vindo a desenvolver a utilização do Miscanthus giganteus, relva, como matéria-prima. Entre outras utilizações, esta espécie de relva pode ser usada para fazer têxteis totalmente recicláveis.
Mostrando que é possível e viável cooperar e partilhar lucros numa economia circular esta empresa tem vindo a ser considerado um exemplo na indústria têxtil.