TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

Berg

Jindo Burel

Ténis 100% nacionais e 100% recicláveis. 

 

Inspirados nas paisagens da Serra da Estrela a produção é feita com materiais exclusivamente portugueses, com uma preocupação ecológica de forma a garantir que todos os materiais são recicláveis. Feitos de cortiça e burel, os ténis Jindo Burel são 100% recicláveis, desde do forro em pele até aos atacadores de algodão.

 

Em 2017 esta inovação foi premiada na feira internacional  alemã dedicada ao desporto IPSO Munique na categoria de inovação em Outdoor – Footwear Lifestyle, tendo sido sublinhado o design, "funcionalidade, estilo e as caraterísticas ecológicas” deste produto português.

 

E porquê um exemplo de economia circular? Porque a economia circular também diz respeito a estratégias que impulsionem a substituição de materiais não renováveis por materiais renováveis e regeneráveis, de cariz natural. Os materiais "nocivos" são assim eliminados da cadeia de processamento através do design. 

 

O próximo passo, segundo os criadores, é considerar e estudar a hipótese de devolução das sapatilhas aquando do seu fim de uso por parte do utilizador. Desta forma, os designers ganham informação importante acerca do desgaste dos materiais, e ainda podem proceder ao seu reaproveitamento para outros produtos.

 

Fontes:
Ispo (2017) “berg-outdoor-jindo-burel-is-winner-of-ispo-award-2017”
Observador(22-02-2017) “pegada-ecologica-estes-tenis-sao-100-reciclaveis-e-portugueses”
Sonae (07-02-2017) “berg-outdoor-vence-premio-mundial-de-inovacao-com-sapatilhas-fabricadas-em-portugal-e-reciclaveis
Trendy ( 07-02-2017) “Berg-vence-premio-de-inovacao-com-dedinho-portugues”