Entre janeiro e maio de 2016, a DECO desenvolveu um estudo de pesquisa e análise das principais plataformas digitais de consumo colaborativo utilizadas em Portugal, incluindo alojamento e transportes.
Na sequência desse estudo, foram realizadas reuniões com 8 empresas gestoras das plataformas analisadas, com vista à apresentação dos resultados do estudo e principais preocupações da DECO relativamente à proteção dos consumidores no âmbito do consumo colaborativo.
Posteriormente foi desenvolvido pela DECO um código de conduta dirigido às plataformas digitais de consumo colaborativo, para proteger os direitos e interesses dos consumidores e garantir "maior transparência" e responsabilidade na relação dos consumidores com estes serviços. O documento foi lançado no final de maio de 2016, por ocasião da realização do debate "Consumo colaborativo: os novos modelos de negócio e consumo disruptivo".
Desde então a DECO tem promovido junto das empresas gestoras de plataformas de consumo colaborativo a adesão das mesmas ao Código de Conduta.