Na indústria do calçado cerca de 7% de têxteis de poliéster de alta qualidade são imediatamente perdidos durante o fabrico. Aparas e rejeições, que muitas vezes contêm poliéster misturado com outros materiais como colas, são de difícil reciclagem uma vez que é difícil separar os contaminantes do plástico de forma eficiente, tornando a deposição em aterro e a incineração a solução mais frequente.
O projeto Espanhol LIFE-ECOTEX, apoiado pelo instrumento financeiro Europeu LIFE, surge neste contexto na tentativa de encontrar soluções de gestão sustentável economicamente viáveis desses desperdícios.
O projeto propõe assim a aplicação de processo inovador, eco eficiente e replicável que permite a reciclagem dos desperdícios de poliéster têxtil, permitindo a sua reintroduzidos novamente como matéria-prima na produção de calçado ou como material de construção (isolante).
Coordenado pela ONG Fundación Gaiker este projeto pretende assim aumentar a “circularidade” desta indústria, diminuindo o consumo de poliéster bruto e promovendo a redução da quantidade de resíduos incinerados ou enviados para aterro.