TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

EDP

EDP Espanha e os Computadores Solidários

A iniciativa dos Computadores Solidários visa alargar a vida útil dos equipamentos informáticos que já não cumprem os requisitos para serem utilizados na EDP, permitindo que sejam reutilizados pelos colaboradores para seu uso pessoal, adquirindo-os a um preço simbólico, ou doados a ONGs ou outras entidades externas.

 

Esta medida está em curso na EDP Espanha e EDP Renováveis, tendo sido desenvolvida conjuntamente com a Fundación EDP. O projeto consiste, em primeiro lugar, em privilegiar a manutenção dos PCs em vez da compra de novos equipamentos. Em segundo lugar, os equipamentos que possam ser reutilizados, mas não preenchem os requisitos mínimos de utilização impostos pela empresa, são doados a ONGs ou vendidos, por um preço simbólico, aos colaboradores que o solicitem. As receitas destas vendas revertem também a favor de ONGs, sendo canalizadas através da Fundación EDP. Em último caso, os PCs que não possam ser reutilizados serão reciclados.

 

Em 2015, foram doados mais de 14.000 euros e 304 computadores. Desde o início do projeto em Julho de 2014, foram angariados mais de 26.000 euros com a venda de PCs aos colaboradores e doados mais de 560 PCs a ONGs.

 

Os valores de compra dos PCs usados para os colaboradores são de 70 euro para os portáteis e 50 euro para os fixos. Este montante é encaminhado para uma conta da Fundación EDP e as doações são para ONGs indicadas pelos colaboradores. Qualquer colaborador pode solicitar, através de plataforma específica, computadores para uma ONG, que serão entregues em função da disponibilidade. Para além da enorme ajuda às ONGs, a iniciativa pressupõe um aproveitamento eficaz e rentável destes recursos, satisfazendo amplamente as necessidades pessoais dos colaboradores.

 

A iniciativa não gera ganhos relativamente à gestão dos resíduos dos computadores evitados, uma vez que o custo de gestão deste resíduo está integrado no preço do equipamento, sendo suportado aquando da compra do mesmo. Contudo, tem um retorno social significativo.

 

Fontes:
BCSD