ROADSHOW ECO.NOMIA: parte 2
O Ministro do Ambiente vai conduzir o segundo roadshow dedicado à Economia Circular
Produzir legumes na garagem? Aumentar ou diminuir uma casa à medida das necessidades do proprietário? Trocar manuais escolares em vez de os comprar? Fazer obras de arte apreciadas no mercado internacional a partir de desperdícios da sociedade de consumo? Sim, tudo isto é possível.
O Ministro do Ambiente realiza amanhã, 5 julho, um roadshow no âmbito da Economia Circular, durante o qual conhecerá empresas e projetos nacionais que se destacam por adotar um modelo económico regenerativo e restaurador, que rentabiliza os recursos pelo maior período possível.
Mais concretamente, irá conhecer o atelier do artista Plástico Artur Bordalo, a empresa Jular, os laboratórios da Coolfarm e o projeto "Book in Loop".
Atualmente, encontram-se abertas candidaturas, ao abrigo do Programa Apoiar a Transição para uma Economia Circular, para empresas e associações que pretendam implementar modelos de negócios “circulares”. O programa, financiado pelo Fundo Ambiental, irá atribuir um montante fixo de 50 mil euros a cada candidatura aprovada, financiando um máximo de 20 projetos.
Também está em curso, até 31 de julho, a consulta pública para o Plano de Ação Nacional para a Economia Circular. A participação pode ser efetuada, online, através do Portal Participa (http://participa.pt).