TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

WORKSHOP ECO.PME

150 PESSOAS MARCARAM PRESENÇA | 70 PARTICIPANTES NO WORKSHOP DE DISCUSSÃO DO LNEG/CIRCLE ECONOMY

 

A aceleração para a economia circular é uma oportunidade de €1.8 biliões de euros para a EU, com efeitos positivos sobre o emprego e redução de 40% das emissões de Gases com Efeito de Estufa até 2030 (relatório Ellen Macarthur Foundation, SUN e McKinsey).

 

Neste contexto, as PME são elemento fundamental nesta aceleração: estão mais próximas das comunidades locais, são foco de inovação e desenvolvimento tecnológico e de novos negócios, como as plataformas colaborativas e de product 2 service.

 

O workshop ECO.PME, que contou com discursos do Senhor Ministro da Economia e Senhor Ministro do Ambiente, teve como oradoras principais Guta Moura Guedes, Simone Gager e Vera Moll (Circle Economy) e Cristina Rocha (LNEG) e que motivaram os presentes a considerar a abordagem da economia circular na sua cadeia de valor, desde a conceção do produto e serviço, no processo e também junto do consumidor.

 

Guta Moura Guedes apelou à necessidade de fazer uma ligação mais efetiva entre os designers portugueses e as empresas, apelando à sua envolvência no início de todo o processo de conceção da ideia, concretização e modelo de negócio. Hoje, os designers possuem as ferramentas e mindset necessário para avançar numa abordagem sistémica aos desafios impostos pela escassez de matérias-primas e aumento do consumo, sem abdicar da comunicação eficaz junto do consumidor.

 

Essa foi também a visão suportada pela Cristina Rocha, que concretizou essa abordagem através de ferramentas criadas pelo LNEG para auxiliar as empresas na identificação de oportunidades de melhoria de produto e processo através do eco design e análise de ciclo de vida. 

 

Simone Gager e Vera Moll demonstraram ao público presente como a cooperative Holandesa está a trabalhar estas matérias nas empresas e nas cidades, difundido os 7 elementos chave da economia circular e demonstrando como a reciclagem é, na verdade, o último passo a ser considerado pelas empresas e sociedade

 

Noticias sobre o evento: Jornal ECO online