TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

A ECO2Blocks GANHA PRÉMIO INTERNACIONAL

O projeto segue agora para o acelerador da Climate KIC

 

 

A eCO2blocks, spin-off da Universidade da Beira Interior (UBI), venceu a final internacional da ClimateLaunchpad, a mais importante competição mundial de ideias de negócio com base em tecnologias ambientalmente responsáveis. A ideia desenvolvida pelo docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA), João Castro Gomes, e o estudante do Doutoramento em Engenharia Civil, Pedro Humbert, alcançou a primeira vitória de uma equipa portuguesa no concurso, que este ano teve a participação de 135 concorrentes.
 
Na Grande Final do ClimateLaunchpad, que teve lugar na cidade escocesa de Edimburgo, nos dias 1 e 2 de novembro, a eCO2blocks foi a primeira de toda a competição e ainda arrecadou o prémio Sistemas de Construção Sustentável. O projeto, que convenceu os diversos júris que analisaram a proposta ao longo de dois dias, vai agora participar no programa de aceleração da Climate-KIC.

O projeto da eCO2blocks propõe a utilização de produtos para construção – blocos, por exemplo – feitos a partir de resíduos, dispensando o cimento e a utilização de água potável na sua produção e que endurecem a absorver CO2. O objetivo é fazer com que este produto amigo do ambiente chegue ao mercado e revolucione o setor da construção. 

“Temos agora o compromisso de concretizar este projeto no nosso país, pelo impacto positivo que tem para Portugal e para a sociedade. A produção de blocos e construção a partir da tecnologia que propomos, permite obter um produto com a mesma resistência, mas sem o impacto negativo das missões de C02, da utilização de água potável, de recursos minerais naturais e que absorve CO2. Para além das vantagens ambientais, permite uma produção 10 vezes mais rápida e não diminui postos de trabalho neste tipo de indústrias”, salienta o docente e investigador João Castro Gomes. A meta seguinte será “implementar uma pequena indústria na região onde está sediada a UBI”, refere ainda, para a seguir expandir esta tecnologia, a nível global, transformando as atuais indústrias de pré-fabricação para unidades que “reduzem o consumo de cimento e água potável”.

A eCO2blocks acedeu à final do ClimateLaunchpad depois de ter vencido a competição nacional, como resultado do trabalho conjunto do docente do DECA e do estudante de doutoramento natural do Brasil, Pedro Humbert. É um dos exemplos da investigação de ponta feita no DECA, com o apoio do C-MADE/UBI - Centro de Investigação em Materiais e Tecnologias Construtivas da UBI. Tem ainda o mérito de ter conseguido parceria do setor da inovação e construção como a UPTEC, SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação, Harsco - ASIC e Pavicer Blocozêzere.

O eCO2blocks é também um dos finalistas deste ano do Prémio Manuel António da Mota, que vai distinguir instituições que contribuam com os seus projetos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Fonte: