TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

O Oceano chama. Responda!

Concurso de ideias que resolvam a problemática da presença de esferovite nos Oceanos

No âmbito do projeto OCEANWISE, a Sociedade Ponto Verde promove a atribuição de um prémio a um único projeto/ideia que vise promover, sensibilizar ou desenvolver soluções que permitam melhores práticas de uso, de produção e de recolha e reciclagem de embalagens em esferovite - Poliestireno Expandido e Extrudido (EPS/XPS) ou embalagens alternativas, focando essencialmente o impacto do fim de vida no meio ambiente e em meio marinho.

A busca por ideias que resolvam a problemática da presença de EPS/XPS - nos Oceanos não é recente e a Sociedade Ponto Verde reforça agora esta causa, com a plataforma Ocean's Calling.
Apesar das suas vantagens, o EPS/XPS representa um sério problema no lixo marinho.

Este material, devido às suas características, fragmenta-se com facilidade em pequenas partículas, que são percebidas como comida, pelos animais.
A 21 de outubro foi lançada esta iniciativa, que surge com o objetivo de incentivar a criação de ideias e projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) que apresentem soluções no âmbito das melhores práticas de produção, uso, recolha e reciclagem de embalagens em EPS/XPS, de modo a evitar o seu aparecimento no lixo marinho, mais precisamente, no Nordeste Oceano Atlântico.
Promovida pela Sociedade Ponto Verde, esta é uma iniciativa internacional e está aberta a todos os que queiram participar, podendo candidatar-se projetos de promotores individuais ou coletivos, portugueses ou estrangeiros.
As candidaturas estarão abertas até 20 de fevereiro e o vencedor do prémio de melhor projeto/ideia será anunciado em junho de 2020 e premiado no valor de 25 000€, para execução desse mesmo projeto.
O Ocean’s Calling está inserido no projeto OCEANWISE que tem por base os princípios de eficiência de recursos da Economia Circular e que pretende gerar recomendações para políticas
públicas e para novas e melhores práticas de produção e uso do EPS/XPS, assim como a sua captação após utilização e posterior reciclagem.
O OCEANWISE tem financiamento do Interreg Atlantic Area e é coordenado pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM). Conta com um total de 13 parceiros de 5 países distintos: Portugal, Irlanda, França, Espanha e Reino Unido.

 

+ info:

Oceanscalling