VOLTAR

Linha FITEC - Descarbonização e Economia Circular

100 milhões de euros

A Linha FITEC para a Descarbonização e Economia Circular é dirigida às micro e PME com atividade na indústria e turismo. Os principais objetivos são:

  • Tornar as empresas industriais e do sector do turismo mais modernas e competitivas, por via da implementação de medidas que permitam a redução do consumo energético e medidas que permitam a mudança da fonte energética fóssil para renovável, contribuindo para as metas nacionais definidas no Plano Nacional Energia-Clima (PNEC 2030)
  • Acelerar o processo de transição para uma economia circular criando novas oportunidades económicas que promovam a circularidade, desde o redesenho de processos, produtos e novos modelos de negócio até à otimização da utilização de recursos, assentes na investigação, no desenvolvimento tecnológico e na inovação, contribuindo para as metas e objetivos preconizados no Plano Nacional de Ação para a Economia Circular (PAEC) e no Plano Europeu para a Economia Circular.
A linha está dirigida a operações de médio e longo prazo, com um montante máximo de 2 Milhões de euros, até 10 anos e um prazo de carência de 24 meses. Os juros serão bonificados pela SGPM até 1,5%.
 
Estará disponível aos balcões do Bankinter, BPI, Caixa Central do Crédito Agrícola, Caixa Económica do Montepio Geral, Caixa Geral de Depósitos, Euro BIC, Millennium BCP, Novo Banco Açores, Novo Banco e Santander Totta.