Na Europa estima-se que anualmente sejam desperdiçados entre 30% e 50% dos alimentos comestíveis ao longo de toda a cadeia alimentar até chegar ao consumidor. Em Portugal o desperdício representa 17% da produção alimentar anual num valor aproximado de cerca de 1 milhão de toneladas (estimativa calculada no estudo PERDA, 2012).
Neste sentido, a DECO promoveu o “Concurso Green Chef” especialmente dirigido às escolas DECOJovem, com o objetivo de sensibilizar os jovens consumidores em idade escolar ( 6 - 17 anos) para a importância do combate ao desperdício alimentar e da adoção de comportamentos de consumo responsáveis. No âmbito do concurso, a DECOJovem (projeto de educação do consumidor da DECO) convidou os alunos a produzirem e-books com receitas culinárias, confecionadas a partir da valorização de sobras alimentares, permitindo o reaproveitamento dos alimentos e evitando o seu desperdício. Através do efeito disseminador das crianças e jovens, nas suas casas, esta iniciativa permitirá atingir, também, os restantes elementos do agregado familiar e, por fim a comunidade.
A DECOJovem recebeu 102 livros de receitas culinárias de 30 Escolas DECOJovem, envolvendo 306 alunos e 40 professores. Para a avaliação dos trabalhos e a atribuição dos prémios, a DECOJovem contou ainda com a colaboração da Direção-Geral da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente.
Esta iniciativa pretendeu assim:
- a sensibilização para os custos ambientais, económicos e sociais associados ao desperdício alimentar;
- tornar os jovens consumidores agentes ativos no fecho do ciclo no setor alimentar através do combate ao desperdício em casa e na escola.