A utilização de estratégias de ciclo de vida está a tornar-se uma realidade para as empresas e um desafio crescente em muitos setores da economia. As empresas enfrentam maiores exigências legais e de mercado, no sentido de melhorarem a eficiência de recursos e reduzir o impacte ambiental dos seus produtos e serviços.
Para enfrentar este desafio de forma eficaz, o projeto LCiP (Life Cycle in Practice) foi concebido com o objetivo de promover a adoção alargada de estratégias de ciclo de vida nas PME, através do seguinte:
- Demonstrar os benefícios ambientais e socioeconómicos da adoção de abordagens de ciclo de vida, através da aplicação prática em empresas;
- Disponibilizar centros de recursos físicos e online para apoiar a aplicação de abordagens de ciclo de vida;
- Criar competências nas quatro regiões do projeto para implementar as abordagens de ciclo de vida, através de uma rede de Life Cycle Champions, composta por peritos e organizações,
- (Re)desenhar métodos e ferramentas, de forma a adaptá-los às necessidades dos três setores industriais.
Um dos principais resultados do projeto, que se espera que tenha um elevado impacte a nível nacional, é o Centro de Recursos de Abordagens de Ciclo de Vida e Economia Circular, localizado nas instalações do LNEG. Nos restantes países existem centros equivalentes. O objetivo deste Centro é dar continuidade às atividades do LCiP na fase pós-projeto, apoiando as empresas em matéria de ciclo de vida e transição para a economia circular, em particular as PME. Preveem-se atividades de formação, apoio técnico, debate, aconselhamento, disponibilização de software e outros serviços que respondam às necessidades das empresas, alargando o âmbito a outros setores, designadamente os que se relacionam com recursos geológicos, igualmente uma área central do LNEG. Um fator impulsionador destas abordagens serão os sistemas de gestão ambiental de acordo com a ISO 14001:2015 e/ou o Regulamento EMAS e que colocam agora o desafio de reforçar a componente de ciclo de vida na gestão ambiental.
Outros resultados importantes do projeto incluem:
- Um centro de recursos online, que reúne informações sobre as estratégias de ciclo de vida, ferramentas (incluindo software), documentação, etc.;
- Projetos de implementação de estratégias de ciclo de vida em 32 PME;
- 10 módulos didáticos sobre estratégias de ciclo de vida, incluindo um dedicado à introdução à economia circular;
- Uma ferramenta de avaliação do impacte ambiental e socioeconómico, adaptada à realidade das PME;
- Uma rede de "Life Cycle Champions", que apoiam as PME durante e após o projeto;
- Instituição de prémios em ciclo de vida em cada região participante;
- Análise setorial da maturidade em ciclo de vida nas quatro regiões participantes, incluindo questionários e entrevistas a atores-chave e um levantamento dos recursos em ciclo de vida existentes e disponíveis para os profissionais.
Este projeto é coordenado pelo CD2E em França e tem como parceiros o GREENWIN na Bélgica, o PROSPEKTIKER em Espanha e o LNEG em Portugal.
Período de desenvolvimento do projeto: 2013-2016
Financiamento total LIFE+ (máximo): 889 816 €