TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

Embalagens usadas valem 15 cêntimos de desconto no Pingo Doce

Teste a sistema de retorno de embalagens

Lançada esta quinta-feira pela EGF – Environment Global Facilities, a campanha “Reciclar Vale Mais” vai permitir trocar embalagens usadas por descontos no supermercado, mais especificamente no Pingo Doce, anunciou a EGF em comunicado.

 

O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, esteve presente esta manhã na ação de lançamento da campanha que decorreu no Pingo Doce da Quinta do Conde, em Sesimbra. A EGF, empresa europeia que opera no setor ambiental e no tratamento e valorização de resíduos em Portugal, integrada no Grupo Mota-Engil/Urbaser, vai disponibilizar uma rede nacional de “ecopontos especiais” com benefícios económicos para os portugueses que separam as suas embalagens usadas.

 

A campanha “Reciclar Vale Mais” vai decorrer de norte a sul do país, em 15 lojas do Pingo Doce. Ao entregar as embalagens usadas no Ecoponto, em sacos de 30 ou de 50 litros, a EGF oferece 10 cêntimos ou 15 cêntimos, respetivamente, em cartão Poupa Mais, para utilização imediata. A campanha está disponível nas lojas de Quinta do Conde, Barreiro e Alcochete, Porto de Mós, Batalha, Águeda, Aveiro, Vila Nova de Gaia (Coimbrões), Santa Maria da Feira, Fafe, Vizela, Arcos de Valdevez, Viana do Castelo (Portuzelo), Monção (Gandra) e Vila Nova de Cerveira (Lugar de Faias).

 

Esta iniciativa decorre no âmbito do programa nacional de inovação social da EGF, em que sete das suas concessionárias (Amarsul, Ersuc, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis, Valorminho) estão a desenvolver esta ação com o cofinanciamento do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

 

“A campanha pretende sensibilizar a população para a separação de resíduos e, em simultâneo, alertar para o benefício imediato de colocar as embalagens usadas no ecoponto, demonstrando que a reciclagem tem valor ao devolver ao cidadão uma parte para poder descontar nas suas compras em lojas Pingo Doce. Desta forma, também se procura garantir que as metas nacionais são alcançadas e que as embalagens usadas são entregues nas empresas responsáveis pela sua gestão e tratamento”, explicou a EGF em comunicado, acrescentando que a campanha piloto vai estar presente em 15 lojas do Pingo Doce, no espaço dos parques de estacionamento dos estabelecimentos. “Durante dois meses será oferecido dinheiro em cartão Poupa Mais em troca de embalagens usadas entregues num destes pontos de recolha”, acrescentou ainda a empresa, responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos.

 

A gestão dos sistemas de tratamento e valorização de resíduos é feita através de 11 empresas concessionárias (Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis, Valorminho, Valnor, Valorsul), constituídas em parceria com os municípios servidos, que processam anualmente cerca de 3,2 milhões de toneladas de resíduos urbanos, servindo uma população de 6,3 milhões de pessoas distribuídas por 174 municípios, numa área equivalente a 60% do território em Portugal.

 

Fonte: Dinheiro Vivo