TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

Relatório "Circularity Gap"

Relatório divulgado pela PACE - Platform for Accelerating the Circular Economy -, plataforma lançada durante a reunião anual do Fórum Económico Mundial com o objetivo de impulsionar a ação pública-privada e a colaboração tendo em vista a economia circular.

O Fórum Económico Mundial colabora desde há vários anos com a Fundação Ellen MacArthur tendo em vista acelerar a transição para uma economia circular através do Projeto MainStream - uma iniciativa liderada por CEOs que ajuda a dimensionar o mundo dos negócios impulsionados pelas inovações no âmbito da economia circular.

 

Com base neste trabalho, a Plataforma para Acelerar a Economia Circular - PACE - foi lançada em 2017 como uma colaboração público-privada, copresidida pelo CEO da Philips, os diretores do Global Environment Facility e do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, com Ellen MacArthur Foundation, o International Resource Panel, o Circle Economy and Accenture Strategy como parceiros. O Fórum Económico Mundial hospeda e facilita a Plataforma.

 

A PACE visa criar mudanças de sistemas em velocidade e escala, permitindo que os parceiros:

  • Desenvolvam modelos de financiamento misto para projetos de economia circular, em particular nas economias emergentes e em desenvolvimento
  • Ajudem a criar e ajustar estruturas de políticas que permitam enfrentar barreiras específicas ao avanço da economia circular
  • Tragam os setores público e privado a iniciativas de colaborações público-privadas para dimensionar o impacto em torno de iniciativas de economia circular

Atualmente, o Global Leadership Group inclui mais de 40 CEOs, ministros e chefes de organizações internacionais comprometidos em liderar um portfólio de projetos e atividades. As áreas de foco do projeto incluem: plásticos, equipamento eletrónico, alimentos e bioeconomia e a transformação de modelos de negócios e de mercado na China, ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), Europa e África.

 

Regularmente publica relatórios - Circularity Gap Reports – que procuram medir as lacunas existentes entre os vários países tendo em vista a economia circular.

O último relatório foi lançada esta semana em Davos e refere que atualmente a economia global é apenas 8,6% circular, e que há apenas dois anos era de 9,1%, identificando as suas causas, em última análise a ainda praticada globalmente economia linear, estimulando a mudança.

 

 

Fontes: