VOLTAR

ERA-MIN 2

Research & Innnovation Programme on Raw Materials to foster Circular Economy

A rede ERA-MIN 2- Research & Innnovation Programme on Raw Materials to foster Circular Economy,  coordenada pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal),  é um instrumento do tipo ERA-NET Cofund na área das matérias-primas, apoiada pelo Horizonte 2020 da Comissão Europeia, no âmbito do Desafio Societal 5 - Ação Climática, que teve início a 1 dezembro de 2016 e tem a duração de cinco anos.

 

A ERA-MIN 2 é uma rede pan-Europeia de programas de financiamento de investigação e inovação, formada por 21 organizações públicas de 11 países Estados-Membros (Alemanha, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Suécia), duas regiões Estados-Membros (Flandres-Bélgica e Castilha e Leão-Espanha), um País Associado (Turquia) e quatro países terceiros (África do Sul, Argentina, Brasil e Chile).

 

Baseada na experiência do projeto europeu ERA-MIN (2011-2015), ERA-MIN 2 tem como objetivo reforçar e consolidar a coordenação de programas de investigação e inovação na área das matérias-primas não energéticas, não agrícolas (minerais metálicos, de construção e industriais), de acordo com a estratégia integrada europeia Iniciativa Matérias-Primas, com o Plano de Implementação Estratégico da Parceria Europeia de Inovação Matérias-Primas, a Agenda de Investigação da ERA-MIN e o Pacote de Economia Circular da Comissão Europeia.

 

Através da implementação de três Concursos Conjuntos para projetos transnacionais colaborativos de investigação e inovação, a ERA-MIN 2 irá apoiar a investigação orientada para as necessidades em recursos primários, recursos secundários e substituição de matérias-primas críticas, numa abordagem de economia circular, bem como em temas transversais, como, por exemplo, a mitigação dos impactos ambientais e a sensibilização da opinião pública.

 

O principal objetivo desta atividade é dar à comunidade de investigação e inovação a oportunidade de se candidatar a financiamento coordenado a nível global, acedendo a conhecimento de ponta e novos mercados e reduzindo a fragmentação do financiamento em investigação e inovação a nível da Europa e globalmente.

 

Ao projeto europeu ERA-MIN 2 foi atribuído um financiamento comunitário no montante de cerca de 5 milhões de euros durante 5 anos (2016-2021).

 

Como resultado do Concurso Conjunto  ERA-MIN 2017 co-financiado pela EU, foram financiados 16 projetos transnacionais com 12,3 milhões de euros de fundos públicos e 16 milhões de custos totais. Estes projetos abordam toda a cadeia de inovação das matérias-primas, desde a prospeção ao processamento mineral, reciclagem e substituição de matérias-primas críticas.  Está disponível um catálogo com os sumários e consórcios de cada projeto no sitio da ERA-MIN 2  (https://www.era-min.eu/results )

 

No Concurso Conjunto ERA-MIN 2018 no tema:  “Raw materials for the sustainable development and the circular economy” (cf. https://www.era-min.eu/joint-call/era-min-joint-call-2018), participam 24 agências de financiamento de 22 países/regiões, ou seja outros países e regiões que não são parceiros da ERA-MIN 2.

 

O âmbito do concurso é a investigação e inovação orientada para as necessidades em todos os aspetos do ciclo de vida das matérias-primas não energéticas e não agrícolas, nomeadamente materiais de construção, minerais industriais e metálicos, incluindo recursos primários e secundários e substituição de matérias-primas críticas, numa abordagem de economia circular.

 

As 5 áreas temáticas são:

 

  1.  Sustainable supply of primary resources

  2.  Design of products for circular economy

  3.  Resource efficient production and remanufacturing

  4.  Recycling of End-of-life products (Secondary resources)

  5.  Cross-cutting topics (acceptance and trust, business models, social and environmental impacts)

 

Uma proposta conjunta transnacional tem de incluir, no mínimo, 3 parceiros (academia, industria, PME, ONG, etc) de 2 países, em que, pelo menos, um dos países é um Estado-membro ou País Associado à UE (e.g.Turquia), participante neste concurso.

 

Parceiros que não solicitem financiamento podem fazer parte do consórcio se confirmarem que têm forma de suportar as  suas despesas no projeto.

 

O prazo limite para a submissão de proposta completas é 31 janeiro 2019, 16h (hora Portugal).

 

Para facilitar a procura de parceiros e a construção do consórcio, a ERA-MIN 2 disponibiliza o acesso a ferramentas eletrónicas (https://www.era-min.eu/node/36).

 

Os candidatos de instituições nacionais devem contactar a FCT para confirmar o regulamento e regras aplicáveis a este concurso.

 

Contactos

 

AnaLuisa.Lavado@fct.pt

Tel: (+351) 213 924 396

 

dina.carrilho@fct.pt

Tel: (+351) 213 924 381